Criar um Site Grátis Fantástico
Família NOGUEIRA origem e História
Família NOGUEIRA origem e História

nOGUEIRA

A origem do nome Nogueira é portuguesa.

O Nogueira é um nome Masculino. Mas não fica mal designar A Nogueira, não? Na nossa família nem todos são machos; em média, metade nasce mulheres e metade, homens… E convivemos muito bem!

O sobrenome Nogueira é português, classificado como sendo um toponímico, ou seja de (origem geográfica), provem do nome da árvore da noz – no caso, seria A Nogueira.

Descende esta família de D. Mendo Paes Nogueira, sobrinho de D. Mendo Nogueira, cavaleiro da Ordem do Templo, em 1089. Seu solar é a Torre de Nogueira, na ribeira do rio Minho em Portugal. Família muito antiga, pois no tempo do Rei D. Afonso VI, rei de Castela e de Leão, do governo de D. Henrique.


Existem indícios de que a família Nogueira seja originária de um único tronco e que tenha se estabelecido no atual estado do Rio de Janeiro e na região conhecida como Brás, bairro na capital São Paulo, em homenagem ao seu fundador, o português José Brás. Desta região do Brás, ponto de parada aos viajantes, a família Nogueira se desmembrou por todo Brasil e nossos bisavós e avós são originários de Olinda – Pernambuco, e por se mudarem para o Maranhão, meus pais são de lar, e na década de 70 migraram para Rondônia, chegando na capital Porto Velho mais precisamente em 20 de Março de 1977, as 18:55 de uma quinta- feira bem chuvosa.

Aqui meus pais foram desbravadores e pioneiros na capital Porto Velho, e como todo bom descendentes de Português foram comerciantes bem sucedidos. Trabalharam longos anos na “CASA NOGUEIRA”,  onde dormindo tarde e acordando cedo criaram seus 08 filhos. Com sua empresa contribuíram para o crescimento do estado de Rondônia recolhendo suas taxas e impostos.


Hoje nosso patriarca João Alexandre Nogueira não estar mais entre nós, mas através do exemplo de honestidade e trabalho, deixou um grande legado, para a formação de nosso caráter como cidadãos.

Curiosidades de sobrenomes com nomes de árvores e plantações. São nomes toponímicos, supostos inicialmente para identificar um ancestral que viveu perto ou dentro de alguma fazenda, pomar ou um local com um tipo característico de vegetação.

Sobrenomes como Silva (uma espécie de baga; também significando mata), Silveira (local coberto por silvas), Matos (bosques, florestas), Campos (campos de grama, pradarias), Teixeira (local coberto por teixos, uma espécie de árvore), Queirós (um tipo de erva), Cardoso (local coberto por cardos, ou seja, alcachofra-brava ou espinhos), Correia (local coberto por corriolas ou correias, um tipo de planta), Macedo (um jardim de macieiras), Azevedo (uma floresta de azevinho, ou seja, madeira de azevinho), Nogueira(árvore da noz ), Oliveira, Carvalho, Salgueiro, Pinheiro, Pereira e Moreira (de amoreira).

Estes são sobrenomes judaico-portugueses.

 

Obrigado por visitar nosso site

CRIATIVOSEMPRE Designer

José Roberto – Designer Gráfico

criativosempre@gmail.com

(69) whatsapp 99337-2285

“Todas as conquistas da nossa vida, sempre tem uma história emocionante para contar”




Total de visitas: 5984